Remédio para tirar fome? Só mesmo se o seu médico fizer questão.
Para dar uma força na sua dieta, a pedida é apostar nas novas substâncias naturais que ajudam a queimar os excessos, mais rapidinho, sem mexer com o seu equilíbrio.
Você está firme na dieta e nos exercícios, mas os resultados estão custando a aparecer… Não desanime. Substâncias extraídas da natureza podem, sim, dar um empurrãozinho. Cinco delas, já vendidas em cápsulas, estão sendo prescritas com sucesso por médicos que adotam a fitoterapia como coadjuvante na perda de peso. Elas têm efeito parecido aos da nova geração de medicamentos alopáticos, que aceleram o metabolismo ou reduzem a absorção de gordura ou de carboidrato sem interferir no sistema nervoso central. A vantagem das substâncias naturais é agir de maneira suave, respeitando o funcionamento do corpo.
Mas nem pense em se automedicar. Doses erradas podem causar efeitos colaterais perigosos ou simplesmente não funcionar.
Agora veja as plantas que podem ajudá-la a acelerar o seu projeto curvas.
Drible na gordura
Você sabe que precisa reduzir o consumo de gordura para perder os quilinhos extras, mas não adianta: as frituras, os queijos amarelos e os embutidos continuam fazendo parte do seu cardápio. O extrato seco do fruto da Cassia nomame, também conhecido por cassiolamina, pode diminuir o “peso” desses alimentos. Ele inibe a ação da enzima lipase, responsável pela digestão da gordura, que, impedida de ser absorvida pelo corpo, é eliminada. Em estudo da Universidade Okahama, no Japão, a cassiolamina se mostrou capaz de reduzir em 30% a absorção da gordura ingerida, favorecendo o emagrecimento. O extrato é indicado principalmente para quem precisa perder peso e ao mesmo tempo baixar os níveis de colesterol ruim.
Barriguinha detonada
Está a fim de emagrecer e ficar com a barriguinha detonada? O extrato do hibiscus, extraído da espécie da flor Hibiscus Sabdariffa pode ajudar.
O hibiscus tem propriedades antioxidantes que fazem com que o organismo não acumule toxinas ficando mais fácil eliminar o peso extra gerado pela inflamação das células.
É diurético, termogênico e age diretamente na adipogênese. A adipogênese é a maturação das células de gordura. Nosso organismo conta com uma quantidade pré-estabelecida de pré- adipócitos que vão amadurecendo com o passar do tempo e com os excessos alimentares, tornando-se adipócitos, ou seja, células de gordura. O hibiscus evita que esta maturação aconteça, evitando que novas células de gordura surjam.
Metabolismo acelerado
O chá verde, extraído da planta Camellia sinensis, emagrece. Sim, além de prevenir diversos tipos de câncer, diminuir o colesterol, proteger os pulmões e os neurônios e retardar o envelhecimento, a erva faz o corpo queimar 5% a mais de calorias. Isso se deve aos polifenóis e à cafeína presentes na composição. Essa erva ainda tem propriedades que garantem a regularização das funções digestivas, reduzindo a incidência de prisão de ventre, gases e digestão lenta. Por isso, o apetite diminui e o peso também.
Combate a obesidade e a síndrome metabólica
O excesso de peso é um dos fatores de risco mais importantes para todas as causas de morbidade e mortalidade, ou seja, a probabilidade de desenvolver doenças como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, câncer e osteoartrite aumenta conforme aumento do peso corporal.
Cissus quadrangularis é uma planta nativa do ocidente africano e sudeste da Ásia que, segundo dados obtidos em estudos in vivo e in vitro, aumenta os níveis séricos de serotonina e de creatinina e inibe a atividade de diversas enzimas digestivas, incluindo lipase pancreática, alfa-amilase e alfa-glucosidase. Estas propriedades indicam Cissus quadrangulares como alternativa para dietas de emagrecimento por diminuição da ansiedade, aumento da saciedade e ganho de massa magra.
Queima de estoques
Metabolismo lento e má digestão são sintomas que ameaçam o resultado de qualquer dieta.
O Citrus aurantium, ou Advantra Z, obtido da laranja amarga, pode agitar o ritmo do seu organismo. Estudos clínicos mostraram que componentes da fruta aceleram o metabolismo, promovendo uma maior queima de calorias e, conseqüentemente, dos estoques de gordura. Quem faz exercício pode se beneficiar em dobro: além da queima de gordura gerar mais energia, o Citrus estimula a liberação de adrenalina. Com todo esse pique, você melhora a performance e ganha mais massa magra, claro, desde que seu treino inclua sessões de musculação. Apesar de ter uma ação próxima à da efedrina (Ephedra sinica, também conhecida como Ma Huang) – proibida por acelerar os batimentos cardíacos e a pressão arterial, aumentando o risco de insônia, nervosismo, infarto e derrame –, o Citrus é mais seguro. Ele se liga a receptores encontrados no tecido gorduroso, ativando o metabolismo e a queima de gordura sem interferir no sistema cardiovascular. Outra explicação para a substância ajudar a definir a musculatura, é deixar os aminoácidos mais acessíveis para a formação da proteína — indispensável para a construção e manutenção dos músculos. O Citrus aurantium também tem propriedade digestiva, melhorando a absorção dos nutrientes e protegendo o estômago.