Desta forma está se mostrando muito eficaz no tratamento da impotência sexual (frequência e força das ereções), falta de libido (masculina ou feminina), recuperação da atividade sexual e no aumento de massa muscular, além de ser um agente eficaz contra a insônia.
O Instituto Químico-Farmacêutico na Bulgária conduziu estudos clínicos com a Tribulus terrestris, e concluiu um aumento nas funções reprodutoras, incluindo a produção de espermatozoides e testosterona em homens. Nas mulheres houve melhoria da função reprodutora, libido e ovulação. Mas, na verdade, o uso mais disseminado de Tribulus terrestris é no tratamento de problemas sexuais. No caso das mulheres, ele servirá para infertilidade. Nos homens, é utilizado para impotência ou disfunção erétil e o aumento da libido em ambos os sexos. Os resultados dispararam a realização de vários estudos científicos por todo o mundo, inclusive no Brasil, com resultados bem promissores.
Os pesquisadores já descobriram que a Tribulus terrestris pode elevar os níveis dos hormônios LH e da testosterona. É um adaptógeno da testosterona. Em medicina um produto é classificado como adaptógeno quando tem a propriedade de reequilibrar o organismo toda vez que este se encontrar alterado. Devido a isso, ele é bastante procurado por atletas sendo eficiente na construção do músculo, força e aumento dos níveis da imunidade. Por isso, é também muito indicado para idosos com problemas de fraqueza muscular e fadiga crônica.
Foi provado que o tribulus terrestris aumenta o nível de testosterona em indivíduos cujo nível está abaixo do normal. Ou seja, o tribulus te ajuda a atingir o nível máximo de testosterona permitido pelo seu corpo. Em indivíduos cujo nível está normal, não foi notado aumento algum.
Por isso não precisa se preocupar com os efeitos colaterais parecidos com os de anabolizantes, pois o aumento de testosterona está dentro do limite determinado pelo seu corpo.
É necessário ciclar o tribulus terrestris, para evitar qualquer tipo de dano ao fígado e outros órgãos. O recomendado é usar por 3 semanas, todos os dias. Após essas 3 semanas, fique sem tomar de 1 a 2 semanas, e volte ao uso normal.
O componente ativo é chamado de Saponina, que é achado principalmente nas folhas.
A dosagem recomendada varia de 250 à 750 miligramas de tribulus/dia.
Alguns apresentam uma irritação no estômago ao ingerirem tribulus. Isso pode ser evitado tomando-o após as refeições.
Benefícios:
Advertências:
Todas as informações, dicas e sugestões contidas neste artigo têm caráter meramente informativo. Elas não substituem um aconselhamento e o acompanhamento de médicos e profissionais nutricionistas e farmacêuticos.